DICAS PARA EXAMES

Informações importantes sobre exames:

Coleta de sangue

Normalmente a coleta de sangue (punção da veia) não é um procedimento doloroso e demora apenas alguns segundos. Às vezes quando se coleta o sangue para exame, mesmo com profissional treinado, pode ocorrer extravasamento sanguíneo subcutâneo, formando hematomas, que desaparecem em alguns dias, sem deixar seqüelas ou marcas. Ele pode ocorrer em determinadas situações, como em veias finas e delicadas, paciente usando algum medicamento que altera a coagulação do sangue, etc.

Para evitar a formação de hematoma, procure não realizar esforços físicos (inclusive carregar bolsas e sacolas) com o braço onde foi realizada a punção por, aproximadamente 30 minutos.

Horário de coleta de sangue

Para alguns exames a coleta de sangue deve ser feita obrigatoriamente de manhã, porque alguns sofrem variações ao longo do dia. Informe-se no laboratório antes da coleta ou consultem no item EXAMES.

Exame de urina

A urina para a maioria dos exames poderá ser colhida em qualquer horário do dia, desde que sejam seguidas as seguintes recomendações:

  • - De preferência permanecer (03) três horas sem urinar para que a urina seja coletada para análise;
  • - Se o seu médico solicitar a primeira urina da manhã, seguir esta orientação;
  • - A urina para cultura deve ser colhida de preferência no laboratório, se colhida em casa deve ser trazida o mais depressa possível, em recipiente estéril e desprezar sempre o primeiro jato;
  • - No exame sumário de urina, a urina pode ser colhida em casa, desde que trazida o mais depressa possível ao laboratório ou colhido no próprio laboratório e deve-se desprezar o primeiro jato;
  • - Para exame de urina de 24 horas, a coleta é feita de um dia para o outro, sendo levada ao laboratório somente quando todas as coletas forem terminadas. Em alguns casos será fornecido um líquido para conservar a urina. Mesmo utilizando este líquido, a urina deve ser mantida refrigerada até o momento de ser levada ao laboratório.

Exame de fezes

  • - Não é necessário estar em jejum para colher fezes para exame e também não precisa ser a primeira evacuação do dia;
  • - Para exame parasitológico, quando não for possível entregar as fezes no mesmo dia ao laboratório, elas devem ser conservadas na geladeira e entregues no dia seguinte;
  • - Para coprocultura (cultura de fezes), o material deve ser entregue o mais rápido possível ao laboratório, a não ser que esteja em frasco com conservante;

Medicamentos

  • - Diversos medicamentos podem interferir nos resultados dos exames laboratoriais por isto, quando for realizar exames, é importante informar à recepcionista o nome dos medicamentos em uso.
  • - Em alguns casos, os medicamentos poderão ser suspensos para realização dos exames, mas somente com orientação do seu médico. Da mesma forma que não se deve tomar remédio sem receita médica, não se deve suspender qualquer medicação sem consultar o médico que receitou.

Jejum

  • - O tempo de jejum varia de acordo com o exame. Alguns exames podem ser realizados sem jejum, mas nesses casos aconselha-se, sempre que possível, um intervalo de pelo menos 4 (quatro) horas após a refeição;
  • - Quando o exame for urgente, pode ser feito sem jejum, seguindo orientação medica;
  • - Jejum prolongado, pode alterar alguns resultados de exame, por isso recomenda-se não ultrapassar 12 (doze) horas;
  • - Café, mesmo sem açúcar, não deve ser consumido antes do exame, pois a cafeína interfere em alguns resultados;
  • - Água não quebra o jejum e deve ser ingerida na quantidade habitual. Para alguns poucos exames pode haver recomendação do seu médico ou do laboratório em relação à ingestão de água.
  • - Criança nem sempre precisa fazer jejum. Para crianças pequenas, dependendo do exame, o jejum pode ser reduzido ou até mesmo dispensado. Consulte o laboratório.

Fumo

Não convém fumar antes da coleta de exames laboratoriais, pois pode provocar o aumento da pressão e taquicardia. Os efeitos nocivos das mais de sete mil substâncias contidas em um cigarro não podem ser adequadamente mensuradas, nem as alterações que eventualmente causam aos exames solicitados.

Bebida alcoólica

A bebida alcoólica pode alterar resultados de exames, principalmente o de triglicérides. A ingestão de bebida alcoólica, mesmo em pequena quantidade, pode provocar uma alteração significativa deste exame, e permanecer por 3 (três) a 5 (cinco) dias. Por isso, o ideal é não ingerir álcool pelo menos 5 (cinco) dias antes do exame.

Esforço físico

Os exames laboratoriais são padronizados para serem realizados em condições bem definidas, chamadas de basais. Testes feitos após esforço físico, podem ter valores diferentes dos valores de referência, como por exemplo: glicose, hormônios, enzimas musculares, exame de urina l. Sendo assim, evite exercícios antes da coleta e na noite anterior ao exame.

Repouso prévio

Algumas dosagens de hormônios exigem repouso prévio, no laboratório, pois mesmo exercícios simples, como caminhar, podem alterar seus resultados. O laboratório lhe informará quando for o caso.

Menstruação

  • - Durante a menstruação, a mulher pode fazer qualquer exame de sangue;
  • - Para algumas dosagens hormonais, é importante saber em qual período do ciclo menstrual foram realizados os exames, pois a interpretação dos resultados depende da fase do ciclo em que foi coletado;
  • - Geralmente o médico solicita a coleta nos dias específicos;
  • - A coleta de urina para exames (Urina l e Cultura) pode ser feita no período menstrual, mas com certos cuidados, oriente-se com o laboratório. Basicamente, deve-se evitar a contaminação de urina com o fluxo menstrual e/ou secreção vaginal.

Interpretação de exames

Os pacientes devem evitar a interpretação de resultados. Em alguns casos, o laboratório terá a satisfação em tirar algumas dúvidas, em outros o médico que solicitou o exame é a pessoa mais indicada para responder todos os seus questionamentos. Muito cuidado com informações de revistas não médicas e Internet. Consulte sempre seu médico de confiança.

Patologia clínica \ Medicina laboratorial

Patologia Clínica ou Medicina Laboratorial é uma especialidade médica tão importante quanto as outras. Certifique-se sempre que o laboratório que fará seus exames está sob a responsabilidade técnica de um médico Patologista Clínico, se este laboratório participa de Programa de Controle de Qualidade e qual o seu conceito perante a classe médica. Pergunte a seu médico aonde ele faz seus exames e os dos seus familiares, é um bom modo de ter segurança. Lembre-se que os resultados vão levar o seu médico a tomar as providências necessárias à resolução dos seus problemas, para isso precisam ter resultados corretos e confiáveis.