Novidades

Exames Laboratoriais

Saiba como certificar-se da qualidade dos seus...


Muitas pessoas ainda escolhem o laboratório pelo lanche, proximidade à residência ou por indicação de amigos, quando deveriam verificar as certificações que comprovam a qualidade dos resultados dos exames e os profissionais que os realizam. 
 
No IPC - Laboratório Médico você encontra, já na recepção, os certificados das instituições mais respeitadas do país em controle de qualidade como o programa externo de qualidade avaliado pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica – Medicina Laboratorial e o ISO 9001:2008 (certificação: BSI/551818), além de contar com os melhores profissionais nas diferentes especialidades, todos com perfil disponível no site www.ipclaboratorio.com.br.
 
O certificado de Proficiência em Ensaios Laboratoriais, obtido através do PELM (Programa de Excelência para Laboratórios Médicos) da empresa Control Lab, que o IPC destaca-se por ser o único laboratório de Alagoas a conquistá-lo anualmente desde sua fundação em 1992, vem somar aos excelentes resultados obtidos este ano, afirma a diretora do IPC Dra. Ana Dirce.
 
Segundo os gestores da Control Lab, primeiro provedor de ensaio de proficiência da América Latina reconhecido pelo College of American Pathologists (CAP), o Ensaio de Proficiência ou Controle Externo é uma ferramenta eficaz para determinar o desempenho da fase analítica do laboratório. Aliado ao controle interno e a uma gestão comprometida com a qualidade, promove um alto conhecimento dos processos de análise e garante a confiabilidade dos seus resultados.
 
Além de avaliar a qualidade técnica, o ensaio de proficiência é pré-requisito de processos de licitações, é exigência para credenciamento junto às principais seguradoras de saúde, torna-se um diferencial frente à concorrência, é obrigatório para serviços de triagem pela Resolução MS/RDC 153/2004 e para laboratórios clínicos pela Resolução MS/RDC nº 302/2005.
 
Portanto, quando escolher o seu laboratório médico, use os critérios certos para avaliar sua qualidade e desempenho. Os responsáveis técnicos pelo IPC,  Drs. Luiz Eduardo e Ana Dirce, são médicos especialistas em Patologia Clínica, especialidade médica responsável pelos exames de laboratório que você faz.